Recife é uma cidade portoaria com mais de um milhâo de habitantes que fica no estado de Pernambuco. Caracteriza-se por ser uma metropolis cheia de tradições, de elementos culturais mas também de muitos contrastes sociais.
Surge a meiados do século XVI numa villa donde moravam pescadores, marinheiros e comerciantes. Do porto, saíam e chegaram escravos, coloniçadores y mercadorias alem de pessoas e influências culturais que definiram a cidade.
O seu êxito económico durante o século XVII deve-se á implantaçâo de ingenios de cana de açúcar sob o controle dos portuguêses. A cidade, entâo, cresceu entre o mar e o canavial. Pernambuco tornou-se a capitanía mais lucrativa do Brasil, facto que despertou o interesse estrangeiro. Foi assim que os holandeses invadiram a cidade em 1630 e a ocuparam até 1654.
As diferentes conceçoes de ocupaçâo urbana, ficaram na memoria do povo. Enquanto os portuguêses construiram uma villa sobre as colinas fazendo uma “Lisboa” em territorio americano, os holandeses preferiram ocupar a área prossima ao porto aplicando seus conhecimentos na construçâo de canais e pontes.
Ao longo do século XVIII a indústria da cana de açucar perdeu poder e outros produtos como o algodâo foram-se afirmando no controlo da economia. Assim, abreu-se no Recife um periodo de importantes revoltas sociais.
Na segunda metade do século XIX a agro-industria açucarera e a exportaçâo de algodâo sustentavam a economia pernambucana, o que permitiu a moderniçaçâo da cidade que se desenvolveu no seculo XX. Deste periodo ficam muitas imagens que permitem conhecer melhor a Recife de entâo. Acho que é uma metropolis muito interessante, com un pasado cheio de acontecimentos importantes que definiram pouco a pouco a sua forte identidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário